Cursos gratuitos de jornalismo internacional e fotojornalismo na USP

Fotojornalismo e jornalismo internacional serão temas de cursos gratuitos na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ambos terão duração de quatro meses e aceitarão alunos de outras faculdades ou recém-formados. As inscrições para os dois cursos de difusão oferecidos pelo departamento de jornalismo da USP serão abertas no dia 1º de agosto, segunda-feira.  As inscrições deverão ser feitas pessoalmente das 9h às 16h até o dias 4 ou 5 de agosto (dependendo do curso escolhido).
Leia abaixo a descrição dos cursos:
“Jornalismo Internacional”
O curso acontecerá às quartas-feiras das 17h às 19h, de 17 de agosto a 30 de novembro. Tem como público-alvo estudantes de jornalismo. Serão oferecidas 50 vagas, sendo 30 para alunos da ECA.
Será ministrado pelo professor Dennis de Oliveira. Durante os quase quatro meses, será feito um panorama do jornalismo internacional e das diferentes formas de atuação dos profissionais - enviados especiais, correspondentes e o trabalho em agências de notícias. Haverá também um enfoque em grandes questões da política internacional.
 
 “Fotojornalismo e Interesse Público”
O curso acontecerá às terças-feiras, das 10h às 12h, de 9 de agosto a 22 de novembro. Tem como público-alvo graduandos e recém-formados (que terminaram a graduação de 2005 a 2010). Serão oferecidas 50 vagas, metade para cada categoria.
Ele será ministrado por Wagner Souza e Silva, que falará da história e das principais técnicas do fotojornalismo, e tratará de temas como semiótica, ética, direitos autorais e as perspectivas da área. O curso terá também a participação do fotojornalista Paulo Pinto, que trabalha no grupo Estado desde 1994. Ao final, cada aluno deverá apresentar um trabalho fotográfico.
 
Inscrições
Os interessados deverão comparecer ao departamento de jornalismo e editoração (CJE) da USP, com a ficha de inscrição preenchida e uma cópia do RG e  do CPF ou CIC. É preciso também comprovar matrícula em curso de graduação (atestado de matrícula ou cópia de documento equivalente) ou conclusão do ensino superior (no caso de “Fotojornalismo e Interesse Público”).
Em ambos os casos, as inscrições serão feitas por ordem de chegada até o limite de vagas.
 
“Fotojornalismo e Interesse Público”
Inscrições:
 de 01/08/2011 até 04/08/2011 (das 9h às 16h)
Local: ECA-USP - Depto. de Jornalismo e Editoração - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Bloco A, Sala 1
Telefone:(11)3091-4058      


“Jornalismo Internacional”
Inscrições: de 01/08/2011 até 05/08/2011 (das 09h às 16h)
Local: ECA-USP - Depto. de Jornalismo e Editoração - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Bloco A, Sala 1
Telefone:(11)3091-4058