Entretanto, quando clientes encontram problemas com os
produtos recebidos, certamente buscam as redes sociais das empresas para
encontrar soluções rápidas. Sem contar às empresas que possuem grande presença
nas mídias colaborativas no intuito de criar ambiente de relacionamento
direto com clientes, elaborando pragmaticamente inúmeros índices legítimos
sobre público-alvo. Conheça as características da profissão: Analista de
Redes Sociais.
Empreendimentos almejam humanizar a relação com
público. Atualmente este simboliza principal canal neste âmbito de discussão. A
profissão está nascendo no mercado de trabalho. Empresas buscam profissionais
altamente capacitados, há extrema demanda de analistas em épocas
contemporâneas.
Comunicação
Profissionais que se habilitarem nesta área possuem
grandes chances de assumir postos com altas renumerações. Acaba sendo
saída inclusive aos graduados principalmente na área de comunicação no que
tange a especialização.
Segundo Andrei Plínio Leite: “Uma formação superior
em comunicação (Publicidade ou Jornalismo) ajuda para compreensão de hábitos de
uso e consumo das mídias sociais por diferentes perfis de público. Também ajuda
para aplicação de pensamento estratégico por meio de ferramentas de comunicação
e marketing”.
Conhecimentos
necessários
Interessante notar que constantemente este profissional
necessita de atualização. Além de estar cadastrados em inúmeras redes
sociais devem também utilizá-las praticamente todos os dias. Todos estes
ciberespaços em teoria simbolizam a principal ferramenta durante o itinerário.
Profissionais precisam redigir com qualidade, divulgando informações que podem
atrair demandas antagônicas.
Solução para
problemas de atendimento:
Normalmente existe grande período de espera quando
clientes buscam assistência via telefone ou pessoalmente. Entretanto, na
internet as problemáticas se resolvem de forma quase instantaneamente.
Diversas pessoas atualmente não ligam para os bancos no
intuito de resolver problemas, frequentam a rede social dos mesmos, pois as
ligações às centrais telefônicas normalmente demoram longos instantes para
serem atendidas. Este canal de relacionamento pode melhorar imagens
coorporativas de forma considerável.
Estratégias para reter clientes devem ser elaboras, com
conteúdos informativos atualizados que podem subliminarmente auxiliar a
corporação de forma positiva. Se vincular aos consumidores também faz parte do
processo, além de respeitar todas as datas e inserir veracidade em todos os
níveis informativos.